Almir 'm3nd3s'

Ruby, Rails, Arduino, GNU/Linux, Software livre...

Blog Com Octopress

| Comments

Já devem ter reparado no novo layout do meu blog. Dessa vez eu não troquei somente o tema, troquei de CMS mesmo.

Há um bom tempo eu vinha utilizado Wordpress como solução para CMS, mas não estava tão feliz assim com ele, principalmente com os plugins referentes a exibição de código e a forma como os códigos deveriam ser “formatados”, convenhamos, fazer esse tipo de “formatação” era (e ainda é) um saco.

Desde que o @franciscosouza me falou sobre o formato Markdown eu tenho o utilizado sempre onde posso, só não tinha pensado ainda em escrever meus posts utilizando Markdown. Isso só me veio a mente quando o @ReinaldoJunior comentou comigo sobre o Octopress, foi então que juntei o que eu mais gostava, agora eu escrevo meus blog posts como se tivesse programando \o/.

O Octopress é um framework que utiliza o Jekyll, um gerador de HTML estático. Para utilizar o Jekyll você tem que escrever seu próprio template HTML, CSS, javascript e setar sua configuração. Mas com o Octopress isso fica mais fácil, o próprio Octopress cuida desse trabalho para você, permitindo que você escreva seus blog posts em HTML ou mesmo em Markdown (Amazing!!! \o/).

O mais bacana disso tudo é que eu posso criar páginas, blog posts, configurar, etc. tudo isso no meu editor favorito: (Mac|G)?Vim. E ainda utilizar o formato Markdown que é muito bacana e simples.

O Octopress vem com alguns plugins para integração com redes sociais, mas o mais bacana mesmo é o de integração com o Github, são fantásticos. Posso, por exemplo, fazer referência a algum Gist ou mesmo listar os projetos abertos que tenho no meu Github, uma belezidade.

Eu de fato estou satisfeitíssimo com esse framework, ainda estou personalizando o tema default do meu blog, aos poucos vou trocando os detalhes já que não tenho dom para esse tipo de trabalho, acho que vou levar alguns meses até o blog ficar como eu quero. Até lá quem sabe não surgem alguns blog posts sobre o assunto. ;)

Comments